Organizando Eventos

9 de jun. de 2011

A "DURA" VIDA DE CARICATURISTA

*Mais um texto que não é de nossa autoria, mas que julgo interessante repassar aos nossos futuros (e presentes clientes) e aos aspirantes a caricaturistas que possam a vir visitar esse humilde blog.
Recebi um twitter pra esse link:
http://www.humordaterra.com/2011/06/04/dura-vida-de-caricaturista-muito-bom/#comment-1543
Li, achei o texto total muito pesado e prefeir apenas postar as partes pertinentes.
Espero que gostem e comentem

"Que fique clara uma coisa: caricaturas são retratos distorcidos. Caricaturas são desenhos escrachados de uma pessoa, em que o desenhista aumenta tudo o que for engraçado. Caricaturas são humorísticas e, como tais, servem para fazer rir. Ou, pelo menos, pra fazer os OUTROS rirem.
(...)
Todos querem parecer mais bonitos no desenho. Até não se importam se a caricatura sair engraçada… desde que seus traços mais característicos não sejam exagerados.
(...)
Vai, aqui, um apelo de qualquer desenhista: não coloque o caricaturista numa situação constrangedora! Aceite seus próprios defeitos e ria deles. Ou, pelo menos, não peçam uma caricatura, se seu negócio é não tolerar brincadeiras. O caricaturista está ganhando o pão dele de cada dia com isso mesmo. Com desenhos, com retratos distorcidos. Quanto mais o desenhista souber como salientar os defeitos mais engraçados das pessoas, melhor caricaturista ele é.
(...)
Por fim, uma informação mais técnica: caricaturista não é retratista. Não peça realismo numa caricatura. Isso é para outra classe de artistas: dos que têm uma máquina fotográfica dentro da mente. Caricaturista prima pelos traços rápidos, pelos pontos mais salientes do rosto a ser desenhado, pela criatividade. O retratista é mais técnico. Com esfuminhos, diversos tipos de lápis, borrachas e muita paciência, o artista vai praticamente desenhando uma foto do seu rosto. Espinhas e cravos incluídos.
E vai cobrar mais caro por esta trabalheira toda, obviamente. É justo.
Agora, você sabe o que faz um caricaturista. Espero que não se esqueça dessas lições quando pedir um desenho seu bem bonitinho destes artistas, combinado?"
FONTE ORIGINAL, NA ÍNTEGRA : http://verbonominal.blogspot.com/

Compartilhe com bom humor!


* ABAIXO SEGUE UMA CARICATURA DO MESMO LOCAL : TERRA HUMOR
SALIENTANDO O RESUMO DITO (É A RIHANNA, É EXAGERADO, NÃO É FEIO, ELA É UMA ESTRELA JULGADA BONITA PELA MAIORIA  E NÃO IRÁ MORRER POR TER SEUS "DEFEITOS" SALIENTADOS NUMA ARTE)
 

*abaixo meu comentario no referido blogue:


Miguel Rude disse:

acho esse texto muito agressivo num todo…quer queira quer não, é um emprego como qualquer outro, e atendemos clientes…
vez por outra sempre tem os chatos e exigentes…mas não se podem agredí-los depreciando-os (não com palavras, mas com textos dessa espécie) por não concordarem com você.
temos que admitir que eles não são de nosso ramo de trabalho e só irão entender o seu desafeto comorientação,não com agressão.
estamos a cada dia mais e mais sendo bombardeados ccom a cultura do belo, do lindo , do perfeito…é muita cobrança pra todos serem o que a maioria que se vê na tv, na loja , na net, e nos cartazes : felizes.
nao feliz por rir de seu nariz, de seu excesso de peso, de suas orelhas…mas rir de seus dentes perfeitos, cabelos alisados e rostos manipulados no photoshop
é voce contra toda uma maquina de poder que empurra isso goela a baixo aos seus clientes.
nao os culpe…apenas orientem.
apesar disso, achei o texto em partes interessante e irei postar as mesmas no meu blog citando as fontes…


Nenhum comentário:

Postar um comentário